Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS EM HELIÓPOLIS

Dia 12 de outubro, dia das crianças, estivemos em Heliópolis apresentando nosso espetáculo, numa grande festa que aconteceu por lá.

Tenho que dizer que estarmos lá nesse dia tão importante para a comunidade foi igualmente importante para nós; fazer parte desses momentos, como outros em que estivemos presentes, é uma forma de entrarmos ainda mais em contato com a comunidade e sermos aceitos por ela.

A Festa tomou toda a comunidade, com música, brincadeiras, distribuição de presentes, atrações, a rua tomada por todos os moradores.

Chegamos e fomos conhecer nosso local de apresentação: uma espécie de palanque, no meio da rua, com chão de tábuas, alto. Muito mais alto do que costumamos ficar, pois sempre nos apresentamos no chão.

Nos arrumamos na rádio Heliópolis e fomos para o palco. A atmosfera era de festa: muita música alta, pessoas animadas, filas imensas para distribuição de presentes... Ou seja, teríamos que "competir" com tudo aquilo!!!

O palanque era alto e nos sentimos longe da platéia. Nosso espetáculo é baseado em interação e com a altura da estrutura de ferro e com a altura da música e das vozes, ficamos com receio do nosso espetáculo não "chegar" na platéia, não "comunicar".

Platéia? Tivemos medo de não termos platéia, com tantas atrações concorrendo. O pessoal de Heliópolis, querendo nos ajudar, insistia para usarmos microfone. Mas não havia possibilidade de fazermos nosso espetáculo com microfone.

A peça foi anunciada. Algumas crianças se instalaram à frente do palanque.

Enfim começamos. Em meio ao barulho e movimentação da festa, a platéia foi se aproximando. Tivemos uma platéia fiel que nos acompanhou do começo ao fim. Apesar da distância, conseguimos interagir, conseguimos respostas da platéia. Isso não tem preço!

Não posso dizer que foi fácil. Usamos de todo o nosso "gogó" (vulgo gritos!!!) para conseguirmos nos fazer ouvir. Mas conseguimos e o resultado foi muito positivo, pois o mais importante era estarmos lá naquele dia.

Saímos dessa apresentação e, de figurinos mesmo, fomos para o outro lado da comunidade, onde acontecia a outra parte da festa.

Chegamos lá e encontramos alguns alunos das oficinas, coordenadores dos CCCA´s que fazemos parceria, nosso querido padrinho Reginaldo. A festa também acontecia para nós, no meio de tanta animação e da recepção calorosa.

Arrumamos tudo e de repente... CHUVA! MUITA CHUVA! Todos correndo tentando se abrigar, muito tumulto, nós encolhidos no palco tentando manter nossas coisas secas...

Esperamos a chuva passar. Enquanto isso, políticos subiram ao palco, falaram, falaram... Esse foi um momento difícil, o grupo pronto para apresentar e tendo que ouvir politicagem...

Começa a distribuição de presentes, anunciado pela esposa do governador. Todas as crianças saem em polvorosa, animadas.

Chegamos a conclusão que não faríamos o espetáculo, pois além de tudo, a chuva não cessava. Fomos embora um pouco frustrados, pois queríamos muito fazer a apresentação para aquela parte da comunidade, para tantas pessoas queridas que estavam lá.

Mas... sensação de dever cumprido. Conseguimos fazer pelo menos uma apresentação, neste dia tão especial.


ESSA PEQUENA ASSISTIU AO ESPETÁCULO
INTEIRO DA JANELA DE SUA CASA





Nenhum comentário: