Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

APRESENTAÇÃO 06/10/2009 - EMEF PÉRICLES - PÚBLICO DE ADOLESCENTES

Nossa! Fazia um tempão que não nos apresentávamos para os adolescentes. Na minha opinião é o nosso maior desafio. Os adolescentes são super antenados, com uma visão crítica apurada e não se encantam somente pelo "colorido" dos cenários e figurinos e pelos elementos de fábula. Para eles, o importante é a história a ser contada.

Que delícia! Deu tudo certo. A apresentação foi maravilhosa, a platéia era inteligentíssima e participou ativamente do espetáculo. Conseguimos cativá-los e percebemos claramente a opinião deles. Para nós é muito gratificante, esse "feedback" imediato que a platéia proporciona.

O diferencial dessse dia foi o debate que fizemos com eles após a apresentação. Eles falaram sobre o grupo de teatro que existe na escola, perguntaram sobre o texto, sobre os personagens, sobre os atores... Conversamos sobre algumas partes da peça e tivemos a noção do que funciona ou não. Muito bom para sabermos o que dá certo e o que não dá no espetáculo.

Eles foram extremamente carinhosos conosco. Tiraram fotos, pediram e-mails, abraços, carinhos e elogios. Saímos de lá extremamente felizes.

Outro motivo de alegria... A sensação de que o espetáculo foi muito bom, tudo na medida certa, energia no talo, mensagens enviadas com sucesso, interação, atores "bombando" em cena...

Estar em comunhão com a platéia é a melhor coisa desse mundo para um ator!!! Uma platéia pode ser amedrontadora! Olhar nos olhos e interagir durante a peça é um caminho difícil que estamos desenvolvendo... Mas a sensação de ter a platéia como cúmplice e não como "julgadores" é muito boa! Dá uma segurança enorme, de que o espetáculo é feito por todos, pelos atores e pelo público.


Para terminar esse texto da atriz, coloco uma frase da diretora "coruja" (a pedido dela mesma!)

"EU QUERIA TER UMA MÁQUINA QUE PUDESSE CAPTAR AS SENSAÇÕES QUE OS ATORES CONSEGUIRAM PROVOCAR NA PLATÉIA, PARA QUE ELES PUDESSEM TER CIÊNCIA DO QUE ELES SÃO CAPAZES. A PEÇA NESTE DIA FOI PERFEITA"

Olha só, é ela que está falando, hein?

Será que parecemos egocêntricos ou que estamos "nos achando"? Espero que não. É apenas orgulho do nosso trabalho...

Texto de Marília Miyazawa.


FOTO TIRADA PELOS ALUNOS - JUNTOS COM O NOSSO MÚSICO, FÁBIO FREIRE

DEBATE - A ALUNA CONTANDO SOBRE O GRUPO DE TEATRO DELES

MAIS DEBATE

CENA DA PEÇA

Nenhum comentário: