Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

Espetáculo A FESTA

Com estréia em março de 2009, o espetáculo "A Festa" já foi visto por mais de 8.000 pessoas.

Estamos num reino, mas não sabemos qual a época. Podemos apenas intuir, pois tudo nos é familiar.

Estamos num dia especial: é o aniversário da Filha da Rainha.

Como a estrela solar, tudo gira em torno da Princesa. Não por vontade própria, mas porque a natureza das coisas assim o quer, como uma espécie de gravidade que nos puxa para baixo, sem entendermos bem o motivo.

É necessário que tudo funcione conforme o estabelecido e para isso, não se medirá esforços no intuito de fazer desse dia uma data inesquecível para ela.

Mas haverá presente suficiente que possa preencher o vazio de quem tudo tem?

Qualquer semelhança, não será mera coincidência.

Livremente inspirado  nos contos “O aniversário da Infanta” de Oscar Wilde e “Blacaman, o bom vendedor de milagres” de Gabriel Garcia Marquez.

Cordélia, uma rainha muito poderosa, não dá atenção à filha, tendo como interesse apenas os assuntos do Reino, além de proibir a entrada de crianças no castelo. Por esse motivo sua única filha nunca viu e nem brincou com uma criança.

Mas no aniversário da Infanta todo reino e em especial todos os trabalhadores do Castelo estão em polvorosa, pois tudo precisa ser perfeito para a comemoração de seus 15 anos. Os preparativos para essa festa acontecem há muito tempo e nada pode dar errado.