Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

Histórico

O GRUPO ARTE SIMPLES DE TEATRO, criado em 2006, parte da concepção de que o teatro deve ser simples e acessível a todos, acreditando que essa é a forma de se democratizar a arte como um bem cultural, que se produz a partir das interpretações feitas sobre o modo de ser e de viver dos seres humanos, em diferentes contextos.

Em agosto de 2007 estreamos o espetáculo “As Histórias dos Amores Difíceis” em um teatro convencional. O grupo optou por poucos elementos cênicos: o cenário era composto por apenas dois cubos e um audiovisual - que davam conta da concepção do espetáculo.

Foi nessa montagem que entendemos o real conceito do ‘simples’. Ficamos em cartaz por seis meses no Teatro do Ator em São Paulo e a partir de um convite da ONG FORMAÇÃO, sediada em São Luiz do Maranhão, para uma apresentação no “Encontro de Políticas Públicas”, no Teatro Arthur Azevedo (MA), além de um convite para ministramos uma oficina de interpretação para 30 jovens de baixa renda atendidos pela ONG, levamos nosso trabalho para um intercâmbio cultural com as cidades da Baixada Maranhense. Lá tivemos a oportunidade de verticalizar nossa pesquisa. Já no primeiro dia de oficina nos surpreendemos com o envolvimento e seriedade de todos os participantes, o que resultou numa decisão inesperada e reveladora para todos. Os integrantes do grupo perceberam que o intercâmbio só seria realmente concretizado com a participação dos Jovens-atores na apresentação da peça, ou seja, com os jovens sendo incluídos no palco, atuando junto com o Grupo. A oficina tomou um rumo diferente do planejado, resultando numa experiência única de agregação, generosidade, disciplina e trabalho realizado pelos dois grupos. Surgia então o conceito de interatividade que hoje o grupo trabalha intensamente.

Foi através desse encontro com o Maranhão, onde aprendemos a expandir essa prática em outras comunidades, que buscamos então um local onde pudéssemos residir artisticamente e assim chegamos até Heliópolis, São Paulo, onde encontramos a acolhida para o projeto artístico e social que buscávamos.

Iniciamos nossa residência artística em Heliópolis em março de 2009, com desejo de manter esse encontro permanentemente.