Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

O projeto TEATRO EM HELIÓPOLIS - Residência Artística

Desde março de 2009 o Grupo Arte Simples de Teatro reside artísticamente na comunidade de Heliópolis, com ações que incluem apresentações do Espetáculo "A Festa", uma criação coletiva do grupo e aplicação de oficinas de teatro com duração de um ano em centros educacionais da comunidade.

Em 2009, mais de 5.000 pessoas assistiram ao espetáculo e mais de 120 crianças participaram das oficinas, que resultaram no "Primeiro Festival de teatro jovem de Heliópolis", onde tiveram a possibilidade de vivenciar o fazer teatral como um todo e realizar a comunhão com os outros grupos formados.

Em 2010, a intenção do Grupo é que mais de 6.000 pessoas assistam ao espetáculo e que 180 crianças sejam atendidas com as oficinas de teatro. Além disso, outra ação do grupo é a formação de uma turma de Capacitação de oficineiros de teatro, para que num futuro próximo, os próprios membros da comunidade possam dar continuidade ao trabalho.

O espetáculo é apresentado em creches, escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, além de apresentações em centros comunitários, centros de convivência e apresentações abertas ao público e a toda comunidade de Heliópolis.

As oficinas de teatro são ministradas em CCCA´s (centro para crianças e adolescentes) e na escola Campos Salles.


Outra ação que o grupo desenvolve em 2010 é a aplicação de oficinas de teatro mensais para os coordenadores pedagógicos dos CCCA´s.

em novembro de 2010 será realizado o II Festival de Teatro Jovem de Heliópolis, com apresentação de 8 espetáculos dos grupos formados pelas oficinas, além de dois espetáculos de grupos profissionais convidados.