Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

APRESENTAÇÃO EXTRA - PARA MOVA (MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO VOLTADA PARA ADULTOS.

Nossa apresentação do dia foi para integrantes do MOVA (Movimento de alfabetização de jovens e adultos)

E o melhor de tudo... Foi à noite!! Que diferente é Heliópolis à noite!

Aconteceu na nossa querida e conhecida quadra da Unas ,que para nós é como se fosse um teatro, muito aconchegante e familiar. Adoramos apresentar na quadra!

A apresentação foi muito boa, mas percebi que os atores estranharam bastante, pois estão acostumados com platéia de crianças e adolescentes e a interação com adulto é muito mais difícil, a reposta deles é mais silenciosa. Mas houve muita interação e atenção da platéia. No final, conversamos com todos e tivemos o retorno de que adoraram, para alguns foi a sua primeira peça de teatro. É muito emocionante ser o "primeiro" de alguém. Esperamos plantar em seus corações a sementinha da arte...

Eu que sempre fico de fora assistindo a peça, reparei em tudo e achei, sem modéstia nenhuma SENSACIONAL! Hoje pudemos colocar toda a crítica social que nossa peça contém, além de falas mais "ácidas".

O único erro da peça fui eu quem cometi e confesso: Não abri o toldo que cobre as grades da quadra e assim acabamos isolando nossa vizinhança; poderíamos ter tido as casas dos moradores de Heliópolis compondo nossa peça, mas na correria e sem encontrar ninguém que pudesse levantar o toldo perdi essa grande oportunidade. Fiquei com medo da chuva entrar dentro da quadra e perdi a oportunidade!

Mesmo com a luz fria de quadra de esportes (lembrando que nossa peça é "na raça" totalmente sem iluminação de teatro) a peça foi ótima. Fiquei o tempo todo imaginando como seria se tivéssemos uma luz linda e delicada que remetesse à um reino.
Para o ano que vem quero montar uma iluminação bem bonita, com Arandelas de jardim, para apresentações à noite.

Bom... Já comecei a me animar e falar do ano que vem, mas é que minha cabeça está a mil, pois em dezembro terminamos a temporada deste ano em Heliópolis e falta muita gente ainda para assistir à peça. Ou seja, muito trabalho a ser feito por lá!

Vou aproveitar esse tópico “cabeça a mil” para falar que até hoje eu não passo um dia sequer sem pensar na peça, em como eu posso melhorar a dramaturgia, as cenas, a pesquisa dos focos...

É minha gente... É assim minha vida sem sossego, mas feliz, muito feliz, pois a cada dia nosso trabalho ganha uma dimensão muito séria e profissional.

Mais uma coisa: Essa semana tivemos a presença de três Italianos que vieram conhecer o nosso trabalho. A reação foi ótima, eles adoraram o espetáculo, mesmo em português... Ótimos contatos! São mestres em educação na Itália.

Ufa!!! É tanta coisa boa!!! Poderia ficar aqui escrevendo horas...

TEXTO DE TATIANA REHDER, DIRETORA DO GRUPO.







Nenhum comentário: