Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

APRESENTAÇÃO 29/09/2009 - EMEF PÉRICLES – TERCEIRAS E QUARTAS SÉRIES

Voltamos à escola Péricles e mais uma vez foi delicioso.
Quando a platéia começa a entrar, já estamos a postos para recebê-la, e a interação começa naquele momento.

Dá pra sentir como será o espetáculo de acordo com essa relação inicial, de atores e platéia. A sensação era de que teríamos um espetáculo difícil, pois a platéia dessa idade costuma ser um tanto dispersa.
Porém, estávamos errados. Assim que o primeiro texto foi dado, um silêncio tomou conta e mais uma vez o espetáculo foi delicioso, vibrante, cheio de intervenções inteligentíssimas das crianças.

Esse dia foi intenso. Além de montarmos o cenário ainda tínhamos que passar 3 cenas, pois incluímos um personagem no coro. Até então esse personagem ficava de fora do coro e no decorrer das apresentações sentimos a necessidade dele ganhar mais espaço e chegamos a conclusão de que no coro ele teria uma função melhor na história.

Hoje, já no final da tarde, parei para pensar em casa e comecei a rir quando lembrei tudo que fizemos. Fiquei na dúvida se a minha risada era de alegria, nervoso ou desespero, deixo para vocês que lêem esse blog decidirem por mim. Para isso achei interessante descrever o dia de hoje:

1 – 07:00 – Encontro no posto da Rua da Mina para seguirmos para a escola.

2 – 07:20 – Montamos o cenário


3 – 07:45 - Incluímos um personagem no coro dos trabalhadores – passamos as cenas e colocamos figurino.


4 – 08:30 – platéia começou a entrar. Interação com a platéia.


5 – 09:00 – começamos a peça.

6 – 09:48 – fim da peça. Conversa com os alunos.

7 – até 10:20 desmontamos e guardamos o cenário, tiramos o figurino.


8 – 10:30 tomamos café que a escola ofereceu


9 – 10:50 ensaiamos lá na escola mesmo as cenas que incluímos para apresentação da próxima semana para as oitavas séries.


10 – 12:00 – Ficamos na rua (pois não temos onde ficar) em pé falando sobre a reunião da roda do Fomento que a Tatjana foi, representando o grupo. Ela explicou o que temos que melhorar no projeto para que ele fique melhor e com mais conteúdo.


11 – 12:40 – Fomos almoçar (os CCCAS fornecem o nosso almoço) e dar as oficinas de teatro nos CCCAS (onde hj em dia atendemos 125 crianças no total)


12 – Eu e Leda, enquanto o pessoal dava as oficinas, fomos marcar as próximas apresentações da peça nas creches e escolas (temos agenda lotada até novembro)

13 – 14:30 – Final das oficinas

14 – 15:00 até 16:00 – Encontro no café do posto de gasolina do caminho de volta (em pé pois no posto não tem cadeira) reunião pedagógica sobre as oficinas, falarmos também sobre como estão as peças para o festival das crianças que faremos no final do ano, que acontecerá dia 24 de novembro no CEU Meninos.

E AINDA TEMOS QUE PROVAR NOS PROJETOS QUE NOSSO TRABALHO É VERDADEIRO E QUE MERECEMOS UMA VERBA PARA MANTÊ-LO. DÁ PARA ACREDITAR? NÃO SERIA MAIS FÁCIL SE OS JURADOS DESSES PROJETOS PASSASSEM UM DIA DESSES COM A GENTE?


E amanhã... Reunião do grupo para tentarmos “melhorar” a nossa reflexão para futuros projetos, além de discutirmos a nossa linguagem e pesquisa.
UFA! Um dia cansativo, mas que preencheu nossas almas completamente!!!

Texto de Tatiana Rehder, diretora.


AGRADECIMENTOS

INTERAÇÃO NO MEIO DA PLATÉIA

Nenhum comentário: