Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

sábado, 24 de abril de 2010

depoimento de uma atriz sem voz - apresentação de 19/04/2010

 
"Acordei preocupada... como resolveríamos esse pequeno detalhe: estou muda! E pensei: dou vida à personagem Infanta, não posso perder a voz! Mas em seguida percebo minha incapacidade e num olhar franco com a diretora, assumo: não vai dar... 


A INFANTA ORIGINAL, EMOCIONADA, 
NA PLATÉIA, TOTALMENTE SEM VOZ

 A INFANTA DO DIA, 
SALVADORA DA PÁTRIA!
Imediatamente a diretora conversa com outra atriz, que com os olhos molhados pelo “tamanho do abacaxi”, topa o desafio. Bom, decisão tomada, todos respiram fundo e acreditam! Eu ficaria na filmagem da platéia e principalmente, filmagem da Infanta do dia. Arrumamos as cadeiras, os atores se preparam e percebo que não estão nervosos, pelo contrário, jogam a energia lá prá cima e se concentram, ajudam a atriz nas marcações e deixas, todos assumem os riscos e compram a idéia... Fazemos uma roda, é nosso primeiro dia em Heliópolis pós aprovação do edital do Fomento, gritamos o MERDA com tanta garra e coragem que me emociono... 
Lá vem as crianças e Dionísio abençoa! A platéia reage: hora conversa com os personagens, hora faz um silêncio quase inacreditável... a peça segue magicamente, cada ator dá e recebe com uma honestidade de arrepiar. Estou no meio da platéia e posso ouvir os comentários baixinhos, no final um menino suspira e diz: que covardia! Quase levanto de tanta vontade de responder, compartilhar com ele que “essa princesa é mesmo do avesso” (ainda bem que estou sem voz!) e me lembro sorrindo das palavras da diretora: quanto mais eles reagirem, melhor!!! 
A peça termina, vêm os aplausos e nossa diretora faz questão de agradecer e informar (pela primeira vez!) que esse espetáculo é realizado através da lei do Fomento ao Teatro!
Depois de mais essa experiência me fica a sensação de que esse Grupo é feito de algo muito especial: amor. São pessoas que se amam, se respeitam e tem em comum o amor maior: o amor pelo Teatro! E o desejo de fazer do teatro uma arte possível à todos!!! Ouço dentro de mim: É aqui que eu quero estar, é Arte Simples nesse lugar!!! Muito obrigada por hoje Grupo e Comunidade.
Um abraço apertado e mudo!"
Camila Arelaro - atriz

Nenhum comentário: