Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

terça-feira, 13 de abril de 2010

APRESENTAÇÃO DIA 5 DE ABRIL - EMEF LUIZ GONZAGA


Quanta saudade estávamos de uma apresentação como essa... LOTADA de interação, gritos, opiniões... podemos dizer que foi CATÁRTICO. Decibéis elevados à última potência. Energia intensa!!
Houveram momentos em que mal conseguíamos falar o texto, tamanha a participação da platéia.
Para nós não há melhor espetáculo: em que o público vira o personagem principal.
Sensação de objetivo cumprido! Interatividade até o último momento.

No final da peça, uma reação inusitada:  Não é surpresa para nós o carinho da platéia depois do espetáculo, porém nesse dia... quase invadiram o "camarim"! Queriam falar com todos os atores!!

Fica até meio ridículo contar essa parte... Porém sem medo contei, pois não é para dizer "olha só como somos amados, olha só o trabalho que fazemos", e sim para dizer que eles foram tomados e tocados pela história. Inteligentemente reagiram e opinaram. O carinho que recebemos depois é um reflexo da história da peça que fica na platéia. E é o que nos move!!! Queremos tocar ARTÍSTICAMENTE a platéia de Heliópolis, não queremos levar caridade, não fazemos caridade, não somos apenas um projeto social, somos um PROJETO ARTÍSTICO com base social, que possui o foco de ir aonde o público está e escolhemos o público de Heliópolis.
Temos sim em nossa pesquisa uma contrapartida social, acreditamos que a arte está a serviço da educação, da conscientização! Mas não queremos com isso fazer nenhum tipo de caridade, pois estarmos em Heliópolis é uma forma de TROCA. Não somente DAMOS, mas RECEBEMOS demais, APRENDEMOS demais. Heliópolis nos dá oportunidade de experimentarmos linguagens artísticas, de crescermos como artistas, de sempre termos platéia (o quesito principal do teatro), além de poder nos inscrever em diversos editais com alguma chance de ganhar, por se tratar de um projeto em que também a arte está a serviço da população e não somente a serviço dos próprios artistas.

Por isso que é sempre muito difícil escrever nesse blog, pois o medo de parecer que estamos nos "gabando" do que fazemos é intenso. Fazemos nosso trabalho como qualquer outro grupo de teatro. Simples assim. Queremos crescer artísticamente, queremos visibilidade no meio teatral, queremos ganhar dinheiro fazendo teatro, como qualquer outro grupo ou companhia artística. Não somos melhores ou piores do que ninguém, simplesmente essa foi a linguagem que encontramos para existir e para nos mover como um coletivo.


Nenhum comentário: