Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

quinta-feira, 25 de março de 2010

1ª APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO EM 2010 - CCCA SACOMÃ




E voltamos com as apresentações! Já não aguentávamos mais essa "pausa" em nosso espetáculo, ocasionada pelas férias escolares, carnaval, agendamento das demais apresentações, ensaios...

Fizemos nossa reestréia no CCCA Sacomã, onde já havíamos nos apresentado no ano passado, quando esse Centro havia acabado de inaugurar. Foi ótimo voltar, temos uma relação muito boa com Ricardo, o coordenador. Como sempre fomos recebidos com muito carinho: nos emprestaram a sala principal para servir de camarim e um lanche foi servido para o elenco.

A minha impressão é a de que estávamos ávidos por voltar a apresentar o espetáculo, animados e nervosos; sabíamos que não seria fácil por termos duas substituições, de uma atriz e do músico, além de um novo final. Além disso, a pausa entre a ultima apresentação e essa primeira que fizemos "esfriou" a peça e os atores. Realmente, o espetáculo foi arrastado, longo e um pouco confuso... Porém a interação com a platéia foi ótima, tivemos a atenção dela o tempo todo. Aos poucos pegamos o ritmo novamente... 

Um momento especial foi quando os atores se aqueciam e um grupo de alunos do CCCA apareceu para nos chamar para montar o cenário. Animados, queriam que a peça começasse logo. 
Outro momento emocionante foi quando, ao final do espetáculo, uma menininha chorou e disse que sentiria saudades de nós e da peça.
E é por isso que o fato da peça não ter tido a qualidade que deveria não minimiza em nada os efeitos dos encontros da platéia com o grupo. É óbvio que nossa meta é sempre a qualidade artística, afinal, acima de tudo somos atrizes, atores, diretora e música. Mas acima de tudo, outros fatores interferem na dinâmica de nossa residência em Heliópolis. Essa relação é o que nos move, sempre.
Um dia após o outro, vamos aprendendo e errando, nos relacionando com esse organismo vivo e pulsante que é a nossa querida platéia.
 
COM A PALAVRA, TATI REHDER, DIRETORA:

"Na verdade foi uma reestréia com gosto de estréia, por causa das substituições. Quando chegamos os alunos estavam almoçando e aos poucos fomos transformando o refeitório em teatro, os atores se transformando em personagens e os alunos do CCCA se transformando em platéia.
Toda essa re-significação do espaço é muito viva em nossa pesquisa e a cada dia se intensifica mais. Para mim, como diretora, sempre tenho a sensação de que faltou passar alguma informação para os atores, quanto à posição de algumas cenas, já que o espaço sempre muda. No final,  sempre constato que faltou informação mesmo! E assim vou aprendendo a cada dia.
A apresentação em si não foi muito boa, a peça demorou a passar, faltou ritmo. Mas mesmo assim as crianças gostaram muito. Agora a pesquisa vai se aprofundar cada vez mais no "jogo em cena", fator que não existiu na apresentação passada. Todos estavam com muito medo de errar e a peça ficou sem frescor"

PERCEBEM QUE A VISÃO DE DENTRO E DE FORA, DE QUEM FAZ E DE QUEM ASSISTE E DIRIGE, É QUASE A MESMA? Quando a peça não está em toda a sua potência, sentimos como se houvesse um ruído, uma vibração estranha... Pois é, o jogo nunca está ganho!

semana que vem tem mais!




Nenhum comentário: