Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

terça-feira, 31 de março de 2009

APRESENTAÇÃO DO DIA 31/03/2009 - CCCA HELIÓPOLIS


Segundo dia de espetáculo. Todo o Elenco e direção reunidos em frente à quadra da UNAS, local da estréia, para fazer o transporte do cenário para o CCCA Heliópolis, local da apresentação do dia. Apenas uma hora para arrumar a sala onde seria feita a peça, colocar figurinos, arrumar o cenário, fazer maquiagem, aquecer corpo e voz... e num piscar de olhos sentimos a energia, os corações pulsando e olhos ávidos de 65 crianças e adolescentes. O elenco, numa eterna sensação de corda bamba, sente-se VIVO. Vivo pois aquele momento de total interação é único, independe de roteiro e texto e conta apenas com a energia e troca do momento para acontecer.
Erros e acertos! O encontro é tão vivo e próximo que podemos sentir instantaneamente o que a platéia sentiu e pensou em cada cena, em cada pensamento da peça, em cada ação dos personagens.

Para nós, atores, não há nada mais prazeroso e amedrontador do que o encontro com a platéia. Olhares, palavras ditas, risadas, vaias, idéias: É a platéia que faz um novo espetáculo a cada dia. Nós embarcamos para onde quiserem nos levar.
É uma mistura de medo, alegria. É saltar no desconhecido. O que aquece nossos corações é saber que saltamos mesmo e que lá embaixo, aliás, ao nosso lado, junto conosco, está a platéia para nos acolher.




NOVAS FOTOS


FOTOS DOS BASTIDORES
- ENSAIO ABERTO NA QUADRA DA UNAS




CRÉDITOS DAS FOTOS: MARIA REHDER






sexta-feira, 27 de março de 2009

O DIA DA ESTRÉIA NAS PALAVRAS DA DIRETORA

Estreamos em Heliópolis! E mais do que nunca eu pude comprovar como a palavra estréia pode ter dois ou mais significados, ainda não sei bem ao certo quantos.

Esse dia era esperado por nós há 01 ano, sim, há exatos 12 meses começamos todo o processo de construção do espetáculo. Eu, atores e o pessoal de Heliópolis estávamos ansiosos por esse dia.

Tentei ao longo do processo abrir alguns ensaios, pois o objetivo do grupo era que a peça tivesse uma abertura onde a platéia pudesse “vivenciar” a experiência e não ficar apenas como espectador, mas.... Só conseguimos abrir um ensaio geral lá em Heliópolis onde tivemos 45 pessoas na platéia e foi maravilhoso.

Porém eis que chega o dia da estréia e agora faço um quadro estatístico para melhor entendimento:

165 crianças + 45 adultos = 210 espectadores

09 atores + 01 músico + 01 diretora = 11 artistas

Total = 221 pessoas ávidas e enlouquecidas pela estréia.

Em todos os ensaios eu sempre dizia aos atores que a peça tinha que seguir “bombando” a platéia acerca do tema central da peça, a festa da Infanta. Eu queria que atores e platéia estivessem em total sintonia, com a mesma energia.

Eu também sempre dizia brincando que, se alguma criança colocasse sua opinião para os atores durante a peça, por vontade própria, eu iria pular de alegria pois o nosso objetivo teria sido alcançado.

CONCLUSÃO: AS 165 CRIANÇAS PARTICIPARAM “VIVAMENTE” E ”BOMBARAM” JUNTO COM A ENERGIA DOS ATORES DURANTE A PEÇA INTEIRA.

Vocês que estão lendo devem estar falando: ótimo!!! Alcançaram o objetivo!!!

Gente.... E para sabermos lidar com toda essa energia? E para não fazermos a peça durar 07 horas devido a tanta interação?

Por isso acho que a palavra estréia significa apenas o final do ciclo de ensaios. Estréia de verdade eu desconfio que seja.... Sei lá quando!!!É muita coisa para aprender!!!

Aqui transformo nossa trajetória em Heliópolis em uma novela, aguardem os próximos capítulos, pois garanto que muita coisa maravilhosa ainda vai acontecer.

Tatiana Rehder, diretora do espetáculo.

COMO CHEGAR - CAMINHO PARA HELIÓPOLIS

AMIGOS,

NOSSA PEÇA ESTÁ EM CARTAZ POR ENQUANTO ÀS TERÇAS-FEIRAS, PELA MANHÃ, POIS É DESTINADA ÀS CRIANÇAS DOS NÚCLEOS E ESCOLAS DE HELIÓPOLIS.
PORÉM... ELA É TOTALMENTE ABERTA AO PÚBLICO INTERESSADO, E O QUE É MELHOR, DE GRAÇA!!!!! QUEM QUISER ASSISTIR É SÓ MANDAR UM E-MAIL ANTES PARA SABER O EXATO LOCAL QUE ESTAREMOS, SEMPRE DENTRO DA COMUNIDADE.

(E-MAIL PARA CONTATO: mariliamrocha@yahoo.com.br)


FAREMOS APRESENTAÇÕES TAMBÉM AOS DOMINGOS, QUANDO FOR O MOMENTO AVISAMOS AQUI PELO BLOG.

SEGUE ABAIXO O CAMINHO PARA CHEGAR À HELIÓPOLIS. AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS PENSAM, NÃO É LONGE NÃO!!!

- PEGAR A AVENIDA DOS BANDEIRANTES SENTIDO IMIGRANTES/ANCHIETA.
- PASSAR O TÚNEL MARIA MALUF E SEGUIR RETO ATÉ UMA PONTE AMARELA (POR BAIXO DA PONTE)
- NA PONTE AMARELA ENTRAR A DIREITA (2ª PLACA ESCRITA "SÃO CAETANO/SILVA BUENO")
- NA CURVA MANTER A DIREITA ATÉ ENTRAR NA ESTRADA DAS LÁGRIMAS

ESSE É O CAMINHO BÁSICO PARA CHEGAR À COMUNIDADE. TODAS AS TERÇAS-FEIRAS E ALGUNS DOMINGOS ESTAREMOS EM ALGUM LOCAL QUE SERÁ NA RUA TRANSVERSAL OU PARALELA À ESTRADA DAS LÁGRIMAS.

ESPERAMOS VOCÊS!!!!!!!!

quinta-feira, 26 de março de 2009

ENSAIO ABERTO AO PÚBLICO - 22/03/2009



FOTOS DO ENSAIO ABERTO AO PÚBLICO NA QUADRA DA UNAS
PLATÉIA: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO CCCA DA MINA









ENSAIO ABERTO AO PÚBLICO - 22/03/2009



FOTOS DO ENSAIO ABERTO AO PÚBLICO NA QUADRA DA UNAS
PLATÉIA: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO CCCA DA MINA







segunda-feira, 16 de março de 2009

ESTRÉIA ESPETÁCULO " A FESTA" DIA 24 DE MARÇO EM HELIÓPOLIS!



ESTRÉIA DO ESPETÁCULO "A FESTA" EM HELIÓPOLIS!

DIA 24 DE MARÇO, AS 09:30 HS




  • CRIAÇÃO E PESQUISA: GRUPO ARTE SIMPLES DE TEATRO
  • DIREÇÃO: TATIANA REHDER
  • ATORES:
ANDRÉA SERRANO
CAMILA ARELARO
FÁBIO FREIRE
ISADORA PETRIN
LEDA MARIA
MAIRUN SEVÁ
MARCELA VELASQUES
MARÍLIA MIYAZAWA
TATJANA EIVAZIAN
VERÔNICA GENTILIN
  • CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DE FIGURINO: LEIDE DE CASTRO
  • CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DE CENÁRIO: BIRA
  • DIREÇÃO MUSICAL: FÁBIO FREIRE
  • FOTOS: ELIZA CARNEIRO
  • ARTE GRÁFICA: DANIEL FRASCINO - V33 MARKETING INTELIGENTE
  • COSTUREIRA: ELDA ALVES DE SOUZA

PRIMEIRO ENSAIO EM HELIÓPOLIS- QUADRA DA UNAS


No dia 15 de março de 2009 fizemos nosso primeiro ensaio em Heliópolis. Fomos muito bem recebidos! O ensaio aconteceu na Quadra de esportes da UNAS ( UNIÃO DE NÚCLEOS, ASSOCIAÇÕES E SOCIEDADES DOS MORADORES DE HELIÓPOLIS E SÃO JOÃO CLÍMACO). O grupo teve a oportunidade de conhecer um dos espaços de apresentações, saber mais do nosso primeiro público (mais de 200 crianças !!!!!!) e ter como espectadores alguns de nossos queridos parceiros de Heliópolis.

Estamos muito animados!!!



aí vão algumas fotos de nosso ensaio na quadra da UNAS



RAINHA E INFANTA

ENSAIO DAS MÚSICAS COM FÁBIO FREIRE

NOSSOS PARCEIROS DE HELIÓPOLIS

BLACAMAN - O CONSELHEIRO REAL

TRABALHADORES DO CASTELO


sexta-feira, 13 de março de 2009

NOSSO ENCONTRO COM HELIÓPOLIS

O Grupo Simples de Teatro nasceu há três anos e desde então procura, através de sua pesquisa, criar um canal de comunicação direta com seu público, tendo como objeto provocador levar nosso trabalho aonde o público está.

O grupo entrou em processo de pesquisa em fevereiro de 2008, cujo ponto de partida veio do projeto Moitará, no qual propúnhamos um intercâmbio cultural com jovens atores que residem nas 11 cidades da baixada maranhense e fazem parte de um dos diversos projetos que a ONG Formação atende no Estado do Maranhão. No decorrer do processo, o grupo se deparou com a surpresa de termos adiada a nossa viagem para apresentação dessa peça, decorrente de problemas alheios à nossa vontade e à vontade da ONG Formação.

Com o pensamento do grupo fortalecido, e acreditando que toda dificuldade gera criatividade, fomos à procura de um lugar perto da nossa realidade onde pudéssemos levar nosso trabalho sem perdermos as características primordiais do objetivo para o qual toda pesquisa foi traçada.

Foi com imensa alegria que chegamos a Heliópolis e descobrimos que esse objetivo encontrou seu destino, o que nos anima com a certeza de que todos os caminhos se abrem quando abrimos a nossa percepção para podermos enxergá-los.

NOSSOS OBJETIVOS EM HELIÓPOLIS

O objetivo do Grupo Simples de Teatro em Heliópolis, sob forma de residência artística, é de inserir o teatro na comunidade, a partir de apresentações do espetáculo "A Festa", além de oficinas de teatro para jovens do local.


APRESENTAÇÕES DO ESPETÁCULO " A FESTA"

A agenda de apresentações do espetáculo será dividida da seguinte forma:

1 – Apresentaremos primeiramente para as crianças e adolescentes participantes dos núcleos pedagógicos de Heliópolis.
2 – Para a comunidade em geral.

As apresentações do espetáculo para os núcleos pedagógicos acontecerão sempre uma vez por semana, às terças feiras.
Já as apresentações para a comunidade em geral acontecerão aos domingos, com o objetivo de proporcionar cultura e lazer no tempo livre dos moradores.

Após cada apresentação proporcionaremos um debate com o público, para colhermos opiniões sobre o espetáculo e discutirmos os temas propostos no mesmo.
Esse debate será documentado para gerar material de pesquisa para o grupo.

OFICINAS DE TEATRO

As oficinas de teatro, ministradas por 06 integrantes do grupo com experiência em Arte-educação, têm como objetivo inserir os jovens ao universo do fazer teatral, através de aulas e de uma apresentação de conclusão das aulas.

Essas oficinas terão caráter capacitador, para que os próprios jovens aprendizes possam futuramente ministrar aulas de teatro, tornando-o uma constante na comunidade.

Para a finalização das oficinas faremos um festival de teatro, onde cada grupo ensaiará durante o ano e apresentará um espetáculo, para vivenciar o processo como um todo. Para isso, utilizaremos figurinos e cenários, ainda que simples, mas que proporcionarão uma maior inserção no universo teatral.


COM ESSES OBJETIVOS POSTOS EM PRÁTICA, ESPERAMOS INSERIR DE FORMA SIGNIFICATIVA O TEATRO EM HELIÓPOLIS, PROPORCIONANDO AOS HABITANTES DA COMUNIDADE MAIOR QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DA ARTE. ACREDITAMOS QUE O TEATRO POSSUI ESSE AGENTE TRANSFORMADOR.

sexta-feira, 6 de março de 2009

ESPETÁCULO " A FESTA" - CRIAÇÃO E PESQUISA DO GRUPO SIMPLES DE TEATRO


"O importante não é o que fazem do homem, mas o que ele faz do que fizeram dele"

(Jean-Paul Sartre)


Estamos num reino, mas não sabemos qual a época. Podemos apenas intuir, pois tudo nos é familiar.

Estamos num dia especial: é o aniversário da Filha da Rainha.

Como a estrela solar, tudo gira em torno da Princesa. Não por vontade própria, mas porque a natureza das coisas assim o quer, como uma espécie de gravidade que nos puxa para baixo, sem entendermos bem o motivo.

É necessário que tudo funcione conforme o estabelecido e para isso, não se medirá esforços no intuito de fazer desse dia uma data inesquecível para ela.

Mas haverá presente suficiente que possa preencher o vazio de quem tudo tem?

Qualquer semelhança, não será mera coincidência.


CRÉDITO DAS FOTOS: ELIZA CARNEIRO BATISTA






quinta-feira, 5 de março de 2009

QUEM SOMOS

O Grupo Arte Simples de teatro, criado em 2006, parte da concepção de que o teatro deve ser simples e acessível a todos, pois acreditamos que essa é a forma de se democratizar a arte cênica, como um bem cultural que se produz a partir das interpretações feitas sobre o modo de ser e de viver dos seres humanos, em diferentes contextos. Isso é complexo, mas pode receber um tratamento textual, gestual e cênico com simplicidade. Ao modo simples de abordar temas complexos pode corresponder a apreensão de um conhecimento muito mais profundo do que se pode imaginar. Na realidade, o GRUPO SIMPLES enfrenta o desafio de se fazer mediador de processos de construção coletiva e interativa do fazer teatral, em que se constroem e desconstroem textos e roteiros, para alcançar a concretude do existir da humanidade em meio aos desafios impostos à ela.