Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

sexta-feira, 13 de março de 2009

NOSSOS OBJETIVOS EM HELIÓPOLIS

O objetivo do Grupo Simples de Teatro em Heliópolis, sob forma de residência artística, é de inserir o teatro na comunidade, a partir de apresentações do espetáculo "A Festa", além de oficinas de teatro para jovens do local.


APRESENTAÇÕES DO ESPETÁCULO " A FESTA"

A agenda de apresentações do espetáculo será dividida da seguinte forma:

1 – Apresentaremos primeiramente para as crianças e adolescentes participantes dos núcleos pedagógicos de Heliópolis.
2 – Para a comunidade em geral.

As apresentações do espetáculo para os núcleos pedagógicos acontecerão sempre uma vez por semana, às terças feiras.
Já as apresentações para a comunidade em geral acontecerão aos domingos, com o objetivo de proporcionar cultura e lazer no tempo livre dos moradores.

Após cada apresentação proporcionaremos um debate com o público, para colhermos opiniões sobre o espetáculo e discutirmos os temas propostos no mesmo.
Esse debate será documentado para gerar material de pesquisa para o grupo.

OFICINAS DE TEATRO

As oficinas de teatro, ministradas por 06 integrantes do grupo com experiência em Arte-educação, têm como objetivo inserir os jovens ao universo do fazer teatral, através de aulas e de uma apresentação de conclusão das aulas.

Essas oficinas terão caráter capacitador, para que os próprios jovens aprendizes possam futuramente ministrar aulas de teatro, tornando-o uma constante na comunidade.

Para a finalização das oficinas faremos um festival de teatro, onde cada grupo ensaiará durante o ano e apresentará um espetáculo, para vivenciar o processo como um todo. Para isso, utilizaremos figurinos e cenários, ainda que simples, mas que proporcionarão uma maior inserção no universo teatral.


COM ESSES OBJETIVOS POSTOS EM PRÁTICA, ESPERAMOS INSERIR DE FORMA SIGNIFICATIVA O TEATRO EM HELIÓPOLIS, PROPORCIONANDO AOS HABITANTES DA COMUNIDADE MAIOR QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DA ARTE. ACREDITAMOS QUE O TEATRO POSSUI ESSE AGENTE TRANSFORMADOR.

Nenhum comentário: