Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

sexta-feira, 27 de março de 2009

O DIA DA ESTRÉIA NAS PALAVRAS DA DIRETORA

Estreamos em Heliópolis! E mais do que nunca eu pude comprovar como a palavra estréia pode ter dois ou mais significados, ainda não sei bem ao certo quantos.

Esse dia era esperado por nós há 01 ano, sim, há exatos 12 meses começamos todo o processo de construção do espetáculo. Eu, atores e o pessoal de Heliópolis estávamos ansiosos por esse dia.

Tentei ao longo do processo abrir alguns ensaios, pois o objetivo do grupo era que a peça tivesse uma abertura onde a platéia pudesse “vivenciar” a experiência e não ficar apenas como espectador, mas.... Só conseguimos abrir um ensaio geral lá em Heliópolis onde tivemos 45 pessoas na platéia e foi maravilhoso.

Porém eis que chega o dia da estréia e agora faço um quadro estatístico para melhor entendimento:

165 crianças + 45 adultos = 210 espectadores

09 atores + 01 músico + 01 diretora = 11 artistas

Total = 221 pessoas ávidas e enlouquecidas pela estréia.

Em todos os ensaios eu sempre dizia aos atores que a peça tinha que seguir “bombando” a platéia acerca do tema central da peça, a festa da Infanta. Eu queria que atores e platéia estivessem em total sintonia, com a mesma energia.

Eu também sempre dizia brincando que, se alguma criança colocasse sua opinião para os atores durante a peça, por vontade própria, eu iria pular de alegria pois o nosso objetivo teria sido alcançado.

CONCLUSÃO: AS 165 CRIANÇAS PARTICIPARAM “VIVAMENTE” E ”BOMBARAM” JUNTO COM A ENERGIA DOS ATORES DURANTE A PEÇA INTEIRA.

Vocês que estão lendo devem estar falando: ótimo!!! Alcançaram o objetivo!!!

Gente.... E para sabermos lidar com toda essa energia? E para não fazermos a peça durar 07 horas devido a tanta interação?

Por isso acho que a palavra estréia significa apenas o final do ciclo de ensaios. Estréia de verdade eu desconfio que seja.... Sei lá quando!!!É muita coisa para aprender!!!

Aqui transformo nossa trajetória em Heliópolis em uma novela, aguardem os próximos capítulos, pois garanto que muita coisa maravilhosa ainda vai acontecer.

Tatiana Rehder, diretora do espetáculo.

Nenhum comentário: