Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Apresentação na EMEF Péricles - 15/09/2009


Voltamos com as apresentações! Fomos recebidos com muito carinho, dos alunos, dos funcionários, professores e diretora da escola. Vocês não imaginam a organização da escola, além de muita disponibilidade dos educadores.

Apresentamos para 135 crianças de primeiras e segundas séries. A energia estava intensa, os personagens interagiram com a platéia antes do espetáculo começar e de cara já sentimos o carinho e animação das crianças.


A cada apresentação descobrimos algum elemento que auxilia a formação da identidade do grupo. Desta vez, para mim, que sempre assisto a peça "de fora", a grande descoberta foi que alcançamos uma maturidade; temos 3 adaptações do espetáculo para diferentes faixas etárias. Eu achava que o nome era "adaptação", mas descobri que esse nome não é o mais apropriado. Temos então uma "pesquisa" aprofundada na linguagem teatral, criamos a linguagem de acordo com a necessidade de cada faixa etária. Nossa pesquisa consiste na sobreposição de TEXTO + ATORES + PLATÉIA. A partir destes 3 elementos é que baseamos nosso espetáculo da vez. Essa sobreposição só é possível hoje em dia pois aprofundamos nossa relação com o RISCO, com a coisa viva que nasce em cena, no momento único em que o espetáculo é apresentado. Vivemos na corda bamba.

Tivemos a estréia de 2 atrizes no espetáculo, que já faziam parte do grupo e deste projeto como arte-educadoras, porém agora estão conosco no elenco do espetáculo e é claro que isso só tem a nos acrescentar: Marcela Velasques, arte-educadora do CCCA Parceiro e Verônica Gentilin, arte-educadora do CCCA 120.


Após a apresentação, os professores utilizaram o espetáculo como tema da aula. Foi emocionante ver os desenhos que eles fizeram baseados na peça e como a história repercutiu em cada um.


E é claro, não podemos deixar de falar do lindo café da manhã que foi preparado para o grupo com todo o carinho e capricho! uma delícia!

Até a semana que vem!


Texto de Tatiana Rehder, diretora do grupo e de Marília Miyazawa.

CAFÉ DA MANHÃ SERVIDO PARA O GRUPO


AULA DADA APÓS O ESPETÁCULO

DESENHO FEITO POR CRIANÇA QUE ASSISTIU AO ESPETÁCULO

PLATÉIA DA EMEF PÉRICLES

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente apresentação. Envolvente do começo ao fim.
Ângela Regina Sampaio

Unknown disse...

Nossa!!! Assisti o vídeo que vocês nos enviaram, ta maravilhoso o trabalho.
Gostaria muito de ver isso tudo de perto, mas conhecendo o espírito de mudança e generosidade que esse grupo tem, não me admira que esse trabalho esteja sendo um sucesso.
PARABÉNS!!!
Sinto orgulho de conhecê-los.
Beijos a todos!!!
Karla Araújo.

Eugenia. disse...

PARABÉNS MENINAS!
ADORO VER O BLOG DE VOCÊS!

BEIJAOOOO E MUITA ARTE SEMPRE
:o)