Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

COM A PALAVRA... MARCELA - NOVA INTEGRANTE DO ELENCO

"Ter entrado para o Grupo Arte Simples é um privilégio, como atriz e como pessoa. Pois estar em contato com as crianças de Heliópolis é uma experiência única, vai além de atuar.

Estou entrando agora e ainda tenho que memorizar marcações e texto, mas com a generosidade deste grupo e o carinho da platéia, esta tarefa vem de forma divertida e natural.

Quando me deparei pela primeira vez com as crianças, como personagem, senti algo difícil de descrever. Elas simplesmente entraram no mundo lúdico, perguntaram até pra que time eu (o personagem) torcia. E o carinho é o melhor de tudo, elas vêm nos abraçar e beijar como se nos conhecessemos há tempos, com tamanha verdade e pureza que surpreende e desarma qualquer adulto endurecido pelo mundo real. Para essas crianças não há barreiras para mostrar sentimentos, curiosidades e quem realmente são.

E por isso sinto tanta vontade e amor em estar lá, levando pela arte meios para que elas possam se colocar no mundo, um mundo que ainda vai ficar melhor, pois temos que acreditar que elas terão a oportunidade de transformar, de serem pessoas ativas, que saibam fazer a diferença. E é aí que nós entramos, com o teatro elas podem desenvolver capacidades que desconhecem e dizer para todos o que pensam, se expressando, agindo e transformando.

É extremamente gratificante ver essa transformação nascendo, vendo as crianças torcendo pelos (personagens) trabalhadores do castelo, se encantando com a princesa mimada e a rainha má, gargalhando com as trapalhadas do conselheiro real Blacaman, acolhendo o menino Cirilo (preso pela rainha) com tanto carinho, batendo palminhas e com o olhar penetrante na peça, tentando entender e senti-la de boquinha aberta.

Agradeço a todos que me deram a oportunidade de viver isso e trocar experiências com essas crianças maravilhosas"

TEXTO DE MARCELA VELASQUES - INTEGRANTE DO GRUPO.

Nenhum comentário: