Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PEQUENO PROTESTO

Nós, do Grupo Arte Simples, queremos protestar!!!

Estamos fazendo nosso trabalho em Heliópolis há sete meses. Nesse tempo, mais de 2.200 pessoas já assistiram ao espetáculo e quase 100 crianças são contempladas com as oficinas.

Fazemos nosso trabalho com imenso AMOR, amor à arte e amor à Heliópolis.

Tudo sem verba. Nenhuma verba. Nem para a construção do espetáculo, nem para alimentação, transporte, cachê dos atores e arte-educadores...

Não vamos deixar de fazer nosso trabalho nunca. mesmo que nunca consigamos verba.

Porém... é um TRABALHO.

Quantos Editais federais, estaduais, municipais já tivemos RECUSADOS!!! Perdemos a conta.

Quando é que o poder público vai valorizar o nosso trabalho? O grupo já tem uma história de três anos, sempre pautada na arte como agente de transformação social.

Vamos continuar mandando todos os editais, esperando sempre que um dia nosso trabalho seja reconhecido, ainda que considerados "um grupo muito jovem". Esperamos conseguir auxílio para nos transformarmos num "grupo experiente".

Se o tempo de existência de um grupo é o que importa, e não o trabalho solidificado que este grupo realiza, então que sejam criados editais para grupos novos, ao invés de termos que concorrer com grupos mais antigos, que são igualmente merecedores. ASSIM COMO NÓS MERECEMOS!!!!

As políticas públicas culturais precisam mudar! Ou alguns grupos podem morrer por falta de condições para... existir.

Esse protesto é em nome de todos os grupos que, como nós, lutam para sobreviver num País onde a cultura é totalmente desvalorizada pelo governo.

Um comentário:

MARIA disse...

Grupo Simples de Teatro, não desistam!
Parabenizo pelo protesto e quero dizer que a prática de vocês é pautada pela educomunicação, o que eu poderia definir que, na prática, por meio do contato com a arte promovido por vocês, as crianças, adolescentes e adultos de Heliópolis tem se tornado seres mais dialógicos como diria nosso amigo Paulo Freire: "ser dialógico é vivenciar o diálogo, é não invadir, é não manipular, é não sloganizar. O diálogo é o encontro amoroso dos homens, que, mediatizados pelo mundo, o pronunciam, isto é, o transformam, o humanizam."
A diferença do trabalho de vocês é que por meio da arte cênica vocês conseguem fazer com que a população local consolide a sua identidade. Como isso é feito? Com uma prática dialógica, ou seja, pela atuação dialógica de vocês, levando não só o belo, mas uma história que gera reflexão sobre a identidade e interação. Além, de claro, envolver todo o trabalho de oficinas os tornando aptos a consolidar o primeiro Grupo de Teatro da região, tudo com a cara deles, mas com rico direcionamento de vocês!
Grande bj,
MARIA