Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

E VOLTAMOS À HELIÓPOLIS!!!!

VOLTAMOS, RETOMAMOS, REINICIAMOS, REENCONTRAMOS, CELEBRAMOS, BRINCAMOS...

São tantas as palavras, mas nenhuma que consiga expressar a exata alegria de retomarmos nossas atividades em Heliópolis.
Depois de longas férias, maiores do que o normal devido à gripe suína, enfim recomeçamos.

Hoje retomamos as oficinas. Foi emocionante rever nossas crianças, matar as saudades, brincar de fazer teatro, saber como elas passaram nesse tempo que ficamos longe.

Se todos pudessem dividir um pouco de seu conhecimento técnico com os lugares que precisam, lugares que precisam de tudo, na verdade... O Brasil seria muito diferente.

Temos a sensação de que fazemos um trabalho de formiguinha, levando grãozinho por grãozinho do que conhecemos à Heliópolis... Mas muitas formiguinhas fazem uma enorme diferença!

Educação é a base do ser humano!!

Como somos felizes em trabalharmos com teatro!!! Como somos felizes em podermos levar o teatro para essas crianças, trocar e aprender com eles... experiências de arte e de vida!

Sim!!! Falamos com a boca cheia “SOMOS ATRIZES, DIRETORAS, ARTE EDUCADORAS E ACREDITAMOS QUE O TEATRO PODE ACRESCENTAR MUITO NA VIDA E NA EDUCAÇÃO DESSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES”

Sem essa fé não há como continuarmos nosso trabalho...

Dia 15 de setembro retomamos nossas atividades com o Espetáculo. Já temos 4 apresentações agendadas, apara crianças de 05 a 14 anos de idade. Não vemos a hora!!!! Ainda mais que agora temos duas novas integrantes no elenco, que vieram para somar alegria, conhecimento e amor à arte e à Heliópolis...

logo mais voltamos com as novidades das apresentações.

Um comentário:

MARIA disse...

Grupo Simples de Teatro, não desista!
Parabenizo pelo protesto e quero dizer que a prática de vocês é pautada pela educomunicação, o que eu poderia definir que, na prática, por meio do contato com a arte promovido por vocês, as crianças, adolescentes e adultos de Heliópolis tem se tornado seres mais dialógicos como diria nosso amigo Paulo Freire: "ser dialógico é vivenciar o diálogo, é não invadir, é não manipular, é não sloganizar. O diálogo é o encontro amoroso dos homens, que, mediatizados pelo mundo, o pronunciam, isto é, o transformam, o humanizam."
A diferença do trabalho de vocês é que por meio da arte cênica vocês conseguem fazer com que a população local consolide a sua identidade. Como isso é feito? Com uma prática dialógica, ou seja, pela atuação dialógica de vocês, levando não só o belo, mas uma história que gera reflexão sobre a identidade e interação. Além, de claro, envolver todo o trabalho de oficinas os tornando aptos a consolidar o primeiro Grupo de Teatro da região, tudo com a cara deles, mas com rico direcionamento de vocês!
Grande bj,
MARIA