Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A FESTINHA - ADAPTAÇÃO DO ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS DE 2 E 3 ANOS - DIA 02 DE JUNHO DE 2009 NO CEU MENINOS


Ontem aconteceu a primeira apresentação do espetáculo "A Festinha", uma adaptação do nosso espetáculo "A Festa" para 125 crianças de 2 e 3 anos, no teatro do CEU MENINOS.


Sabíamos que a platéia seria composta por crianças pequenas, portanto fizemos essa adaptação cortando cenas, deixando as falas dos personagens mais simples e adicionando adereços lúdicos.


Nós sabíamos na teoria, pois quando as portas do teatro se abriram, levamos um susto: MINI-CRIANCINHAS de 2 e 3 anos, com olhinhos arregalados e um pouco assustadas. Elas quase não cabiam na poltrona do teatro de tão miúdas que eram!

Para nós foi uma experiência inesquecível. Tentar comunicar uma história para crianças não alfabetizadas, que pouco se comunicam através da fala. Fizemos uma boa "preparação", deixando as crianças em contato com os personagens um bom tempo antes do espetáculo começar, divertindo-as com bolhinhas de sabão e palhaçadas dos personagens mais engraçados.

Antes de começar, um choro assustado. Aí quem ficou assustado fomos nós, os atores, com medo de assustar as crianças ao invés de diverti-las...
Mas tivemos uma surpresa muito gratificante: os olhinhos ficaram vidrados no palco o tempo todo, houve até interação!!! Eu por exemplo, faço um personagem que odeia crianças e quando disse isso para eles durante a peça, ouvi um : "Sua feia!", além de outras interações surpreendentes.

Ficamos muito felizes de saber que "A Festinha" encheu os olhos dos pequenos e cada vez temos mais provas de que nossa peça consegue comunicar à todas as idades, umas mais e outras menos, mas sempre mantendo nosso objetivo que é o da interação e troca com a platéia.

A partir disso, temos pré-agendado a apresentação do espetáculo "A Festinha" em algumas creches de Heliópolis...


texto de Marília Miyazawa



OLHINHOS VIDRADOS NO COLORIDO DO PALCO

INTERAÇÃO ANTES DO ESPETÁCULO

PRINCESA DIVERTINDO COM BOLHINHAS DE SABÃO

Nenhum comentário: