Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

terça-feira, 9 de junho de 2009

11ª CAMINHADA DA PAZ - 04 DE JUNHO DE 2009

No dia 04 de junho de 2009 o Grupo Simples de Teatro compareceu na 11ª Caminhada da Paz. A Caminhada é um movimento contra a violência que mobiliza toda a comunidade.


Histórico: Com uma população de aproximadamente 125 mil habitantes, a favela de Heliópolis, na zona Sul de São Paulo, tem uma integração entre escola e comunidade, que contribui para diminuir a violência e transformar Heliópolis em uma comunidade de paz. “Em 1999, uma das alunas da EMEF Presidente Campos Salles foi morta com cinco tiros logo depois de sair da escola. Descrita como alegre e sociável, Leonarda estava envolvida com o tráfico de drogas. Ao ver o corpo da aluna no IML, Braz Nogueira, diretor da escola se sentiu omisso. Com integrantes da escola e líderes comunitários como João Miranda, decidiram organizar uma caminhada pela paz na região. Entre as escolas da região, apenas duas decidiram participar, mas uma desistiu na véspera. Mesmo assim, cerca de 2.000 pessoas foram ao evento, que atravessou a favela e marcou a história —nascia a "Caminhada Pela Paz". As principais ruas de Heliópolis serão percorridas, contando com a participação de várias escolas da região, lideranças comunitárias, moradores, UNAS, que participam do Movimento Sol da Paz, protestando contra todas as formas de violência (doméstica, sexual, social, etc.), disseminando a cultura da paz. (texto retirado do site da UNAS)


Foi extremamente emocionante poder participar e testemunhar a luta de Heliópolis pela paz. A caminhada foi maravilhosa, extremamente alegre, pacífica e contou com a presença de diversos movimentos da comunidade e também com a presença de Gilberto Kassab e do secretário da Educação.

Para nós, do Grupo Simples, é um orgulho estar inserido nessa luta juntamente com a comunidade.


GRUPO SIMPLES NA CAMINHADA DA PAZ


OLHA QUANTA GENTE! E SÓ ESTAVA COMEÇANDO...


NOSSA DIRETORA FALANDO SOBRE NOSSO PROJETO, CONVIDADA PELO BRAZ, UM DOS IDEALIZADORES DA CAMINHADA E LÍDER COMUNITÁRIO

BRÁZ PUXANDO HINO DA PAZ COM AS CRIANÇAS (EMOCIONANTE)