Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

APRESENTAÇÃO PARA ALUNOS DAS OFICINAS DE TEATRO E CENTRO DA JUVENTUDE – 16 de junho de 2009


Nesta última terça feira, dia 16 de junho, fizemos uma apresentação para os nossos alunos das oficinas de teatro.
Desde que começamos nosso trabalho em Heliópolis, apresentamos a peça sempre no período da manhã. No período da tarde ministramos as oficinas de teatro nos CCCAS e Escola Campos Salles.
Sendo assim, todos alunos das escolas, CEUS e CCCAS que estudam no período da manhã estão tendo a oportunidade de assistir a peça, já os alunos do período da tarde dos cinco CCCAS e da Escola Campos Salles estão tendo a oportunidade das Oficinas de Teatro.


Temos a difícil realidade que é: "Quem tem peça não tem oficina e vice-versa”
Isso para nós é super frustrante, mas foi o meio que o Grupo conseguiu conciliar as duas coisas sem verba alguma. Conseguimos levar as duas coisas para Heliópolis dessa forma.

Nunca tocamos nesse assunto aqui no blog mas acho realmente o momento oportuno.

SIM!!! NÃO TEMOS VERBA ALGUMA!!!NADA!!!APRESENTAMOS A PEÇA ATÉ HOJE PARA MAIS DE 2200 PESSOAS.
ATENDEMOS COM AS OFICINAS UM TOTAL DE 126 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM 05 CCCAS E NA ESCOLA CAMPOS SALLES.

Por isso nos organizamos para apresentarmos a peça para os alunos das oficinas de teatro. Nossos queridos alunos estavam ávidos para assistirem uma peça de teatro, para verem seus professores em cena.


Tivemos que fazer uma espécie de "carreata", onde eu e uma das arte educadoras, Verônica, fomos buscar os alunos do CCCA IMPERADOR. Fomos com dois carros e fizemos duas viagens.
O CCCA IMPERADOR é muito distante de onde nos apresentamos. Foi muito divertido levar as crianças, uma emoção muito grande ver a alegria que elas estavam. Os outros CCCAS foram a pé, emocionante também ver os alunos em blocos andando pela rua, felizes, pois iam ao teatro.

A peça para mim foi fantástica!!!Meu termômetro é a interação da platéia, quando eles “pegam fogo” sei que estão vibrando. A grande chave da peça é a interatividade!!! Acho que o grande mérito do texto e dos atores é “jogar com a platéia”. As vezes a interação era tão grande que quem assiste deve achar que estamos loucos, mas para quem entra no jogo é uma loucura deliciosa.

Não estamos falando que é fácil, as vezes não é!!! Nossa intenção é jamais controlar a nossa platéia!!!
Queremos que eles vibrem com a peça!!!

As crianças adoraram ver seus professores em cena e na semana que vem cada professor vai conversar com a sua turma sobre a experiência.


Para nós foi uma grande experiência, apresentar a peça para platéia querida e conhecida, mostar para eles o que é o teatro na prática, poder dar um gostinho do que eles mesmos farão no final das oficinas de 2009.

TEXTO DE TATIANA REHDER, DIRETORA DO ESPETÁCULO







2 comentários:

Igoarias disse...

Meu sonho é o teatro, mas não tenho essa oportunidade... :)
Fico feliz por vcs, abraços fortes. Volto logo...

Ana disse...

Porque não tem essa oportunidade?