Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

terça-feira, 12 de maio de 2009

OFICINA CCCA IMPERADOR - RELATO DE UMA PROFESSORA ORGULHOSA

A oficina para o CCCA Imperador é ministrada no CCCA Heliópolis, que gentilmente cede seu espaço e ainda fornece o almoço delicioso dessa professora que aqui vos fala.

Começamos falando desse almoço: Cozinha limpíssima, pratos deliciosos e balanceados (sempre legumes, saladas, arroz, feijão, uma carne, suco natural e frutas) e funcionárias muito atenciosas!!!

Agora falando da sala de aula: uma sala enorme, espaçosa e limpa, perfeita para crianças deitarem, rolarem e correrem...


Agora vem o principal: falemos das crianças, dos alunos: Uma turma composta por 12 crianças de 08 a 11 anos, super inteligentes, espertas, educadas e carinhosas. Loucas para fazer teatro. Chegam na sala de aula com um sorriso enorme e muitos abraços e animação. Fazem tudo que é proposto com alegria, estão super avançados nos conceitos de teatro, são rápidos, tem capacidade de abstração, de improvisação, de cena, personagem... Enfim: um deleite para essa professora orgulhosa e coruja!
Tenho até uma super assistente, Mariele, uma garota de 14 anos que resolveu somente assistir às aulas. Mas desde o primeiro dia convidei-a para me ajudar e ela agora dá aulas junto comigo. Estou tentando convencê-la a fazer teatro numa turma para a idade dela e continuar me ajudando. Quem sabe não estamos diante de uma futura arte-educadora?

A aula, que passa num piscar de olhos, é finalizada com troca de palavras e sensações sobre o que foi dado. Algumas frases marcantes:

"Hoje aprendemos a usar nossa criatividade"
"Teatro é maravilhoso"
"Estamos aprendendo coisas novas todos os dias"

Estou errada de ter tanto orgulho????


ALUNOS EM CENA

RODA DE FINALIZAÇÃO DA AULA

ARTE-EDUCADORA MARÍLIA E TURMA

Um comentário:

Unknown disse...

Eu também estou orgulhoso desse magnífico trabalho de democratizar a cultura, essa poderosa arma de inclusão social. Parabéns e continuem contando com meu apoio.
Julio A Arelaro