Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

terça-feira, 12 de maio de 2009

APRESENTAÇÃO DE 12 DE MAIO DE 2009 - CEU BRISTOL

Novamente nos apresentamos no CEU Bristol, para as 8ªa séries. Fomos igualmente bem recebidos pela equipe, com um lindo café da manhã e um camarim montado especialmente para nós. Arrumamos o cenário e nos aprontamos às pressas, pois o público (+ ou - 125 pessoas, entre adolescentes, professores e funcionários do CEU) já estava à nossa espera no local de apresentação, o refeitório do CEU. Enquanto nos preparávamos, o nosso músico, Fábio Freire, foi aquecendo a platéia com música e brincadeiras.

A cada dia temos uma nova experiência de acordo com a platéia que nos assiste. A de hoje era um tanto dispersa e parecia não estar muito interessada em assistir ao espetáculo, mas aos poucos foram entrando na história e interagiram bastante com os atores e com a trama. Durante o espetáculo, alguns adolescentes foram conquistados e levados por nós a interagir e opinar. No final, dois deles vieram pedir para participar da peça. Resultado: daqui duas semanas, na nossa próxima apresentação neste CEU, eles farão uma participação especial na cena do baile do castelo. Um ganho enorme para nós! uma alegria por termos conquistado alguns corações!!!!

Escrevo esse relato para mostrar que nem tudo são flores, nem toda platéia estará sempre 100% receptiva, nunca seremos unanimidade, como toda arte nunca será. Mas é sempre MUITO gratificante ver a trajetória de reações da platéia, da vaia ao aplauso, do desrespeito ao respeito, do barulho ao silêncio, da cara amarrada ao sorriso, do silêncio à interação. Para nós, atores e diretora, é o que nos move, o que nos torna artistas vivos. Estamos aprendendo a lidar com nosso ego e agora, com a falta dele. Nada mais real do que uma platéia composta por pessoas que não estão lá somente para nos aplaudir, mas sim para dar sua opinião sincera. E é esse público que realmente interessa para nós. É o que nos torna artistas de verdade, não em busca de aprovação sempre, mas sim da reação verdadeira e orgânica que nosso espetáculo pode causar em quem quer que nos assista.

FÁBIO FREIRE (MÚSICO) AQUECENDO A PLATÉIA

CENA DA PEÇA (ATOR: MAIRUN SEVÁ) E PLATÉIA

OS DOIS GAROTOS QUE FARÃO PARTICIPAÇÃO ESPECIAL NO ESPETÁCULO
COMBINANDO O ENSAIO COM A DIRETORA E COM O COORDENADOR DO CEU

ATORES ARRUMANDO O CENÁRIO

PLATÉIA 8ªS SÉRIES, BLACAMAN (TATJANA EIVAZIAN) E O VIOLÃO DE FÁBIO FREIRE


Nenhum comentário: