Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Diário de Bordo - espetáculo do dia 07 de abril 2009



COLÉGIO CAMPOS SALLES - APRESENTAÇÃO DE 07/04/2009






Chegamos ao Campo Salles para nosso terceiro espetáculo... teríamos como público alunos das 7ª e 8ª séries e seria a primeira vez que faríamos a peça para adolescentes. Já tínhamos combinado com a escola que arrumaríamos o cenário, faríamos o aquecimento e toda nossa preparação na presença dos alunos, já que o local da apresentação era o refeitório da escola. De cara, sentimos pela energia dos alunos que éramos bem-vindos e que todos queriam ajudar: uma roda se formou em volta de Fabio Freire, nosso maestro, com seus instrumentos ‘diferentões’ e encantadores; eles abriram uma clareira para a montagem de nosso espaço, as serventes nos ajudavam com detalhes de última hora, o pessoal da coordenação arrumou uma sala de apoio que logo se transformou em um camarim e tudo isso ao som de uma brincadeira musical que aqueceu os preparativos!

Tudo pronto! “Circo” armado! Atores a postos, platéia acomodada e... O espetáculo vai começar!!!

Logo na primeira cena platéia e atores estabelecem um jogo de energia alta, divertido, inteligente, respeitoso e honesto! Os personagens se deleitam com a cumplicidade e alegria da platéia e a platéia embarca com tudo na brincadeira... a peça é NOSSA!!! DOS ATORES E DA PLATÉIA!

Aquela manhã termina com os assobios e aplausos mais calorosos que já senti e ouvi na vida... o grupo se olha quase não podendo acreditar! Que euforia, que honra! Os alunos vão saindo, alguns repetindo falas da peça, outros correm para abraçar, outros só dão um sorriso, olhares se cruzam, mais sorrisos se abrem... e a mágica fica ali, no ar...

Desmontamos tudo e nos despedimos, felizes por hoje e já animados com a próxima terça, já que semana que vem o encontro é aqui de novo, mas com as 5ª e 6ª séries!!!

Emocionados, entendemos que a peça não tem mesmo idade e que ela é uma ou outra, dependendo da platéia que constrói conosco cada espetáculo!

E corremos, porque hoje à tarde começam as oficinas de teatro para os jovens nos CCAs de Heliópolis!!!

Texto de Camila Arelaro, atriz

Nenhum comentário: