Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

domingo, 27 de dezembro de 2009

BALANÇO GERAL DO NOSSO TRABALHO EM HELIÓPOLIS EM 2009

BALANÇO GERAL - PALAVRAS DA DIRETORA TATIANA REHDER.

Fim de ano chegando e nada mais justo do que publicarmos um balanço do trabalho do nosso grupo em 2009. Antes de mais nada, o mais prazeroso de tudo isso é poder dizer que cumprimos tudo que prometemos, à comunidade e à nos mesmos.

Aprofundamos nossa pesquisa em relação à linguagem do Teatro Mambembe e nos aproximamos da pesquisa do diretor Peter Brook. 

Realmente “Mambembamos” por Heliópolis com nosso cenário Itinerante e trabalhamos com dignidade o Teatro Popular, deixando claro que para nós o Teatro Popular é “aquele que vai ao povo”.
 
Nosso linóleo xadrez fez as vezes do "Carpet Show" de Peter Brook, e com ele veio nossa pesquisa da interatividade, aproximando a platéia e fazendo com que ela vivenciasse o espetáculo e não ficasse apenas como mero espectador.
 
Para dar um exemplo mais prático em relação a  tudo isso, neste período todo nunca me inquietei em relação à cena final do espetáculo e já aviso que para o ano que vêm teremos um novo final, pois acredito que, por hora, encontrei um desfecho que satisfaça o que venho procurando há quase um ano de trabalho. Isso é para ilustrar que quando o trabalho é vivo e pulsante dentro de nós , a busca pelo aprimoramento é eterna e assim o espetáculo a cada apresentação é renovado.

E agora, em relação aos números na Comunidade de Heliópolis:

- TOTAL DE PLATÉIA NO ANO DE 2009 – ESPETÁCULO "A FESTA": 5.055 crianças, adolescentes e adultos jpa assistiram ao espetáculo. 

- TOTAL DE CRIANÇAS ATENDIDAS PELAS OFICINAS DE TEATRO REALIZADAS PELO GRUPO: 125 participantes, ao longo de todo o ano de 2009.

- PRIMEIRO FESTIVAL DE TEATRO JOVEM DE HELIÓPOLIS - APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DAS OFICINAS: 125 participantes + grupo convidado, com platéia de 385 crianças e adultos da comunidade no CEU MENINOS.

PLANEJAMENTO PARA 2010

- APRESENTAÇÕES DO ESPETÁCULO “ A FESTA” para crianças e adolescentes que estudam no período da tarde – previsão de platéia – 6.348 crianças e adolescentes.

- TOTAL DE CRIANÇAS QUE SERÃO ATENDIDAS EM 2010 PELAS OFICINAS DE TEATRO: Daremos continuidade ao atendimento das 125 crianças e adolescentes que foram atendidos em 2009 e temos planos para expansão do atendimento à mais 40 pessoas, ou seja, mais 2 CCCAS serão incluídos no projeto.

- OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA NOVOS OFICINEIROS: Teremos uma turma de 12 adolescentes que completaram as oficinas de 2009 e farão parte da turma de capacitação, visando a formação continuada de oficineiros para futuros trabalhos com teatro na comunidade. Assim iniciaremos o nosso primeiro passo da profissionalização para adolescentes da comunidade.

- SEGUNDO SEMESTRE DE 2010 –  PRÓXIMO ESPETÁCULO DO GRUPO
O Grupo começa a pesquisa em torno do trabalho do dramaturgo ANTON TCHECOV, fazendo uma ponte das obras do dramaturgo com a comunidade de Heliópolis. Estréia prevista para 2011.

- SEGUNDO FESTIVAL DE TEATRO JOVEM DE HELIÓPOLIS – NOVEMBRO DE 2010.


E QUAL É O PATROCINADOR DO GRUPO PARA TUDO ISSO EM 2010?

RESPOSTA: NINGUÉM!!!

CONTINUAMOS A NOS INSCREVER EM DIVERSOS EDITAIS E  ACREDITAMOS QUE VAMOS CONQUISTAR VÁRIOS EM 2010. ESSA ESPERANÇA E A VONTADE INTENSA DE CONTINUARMOS NOSSO TRABALHO É O QUE NOS MOVE COM ALEGRIA PARA 2010.

TORÇAM POR NÓS!!!!!!!!!!!

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!!!!

3 comentários:

Uanderson disse...

Trabalho lindo só de ouvir falar. Ano que vem quero assistir! É lindo ver esse post e pensar que ainda existem pessoas que entendem a arte dessa forma tão verdadeira, no sentido de construir e além disso TRANSFORMAR! Me emociona! Muita força pra todos vocês em 2010! E muito mais virá tenho certeza! É esse o espirito! Dioniso está com vocês! MERDA EM 2010!

Blog da Ação Social disse...

Realmente é difícil entender como um trabalho sério como o de vcs fica sem patrocínio, ainda não conhecia o grupo, tomei conhecimento através da TV Minuto,e o mais rápido possível acessei o blog e me tornei membro e pretendo assim que possível aterrissar em Heliópolis para ver assisti-los de perto.Estamos iniciando um trabalho social aqui na nossa região, e assim como vcs, por iniciativa e recurso próprios, quem sabe não podemos ultrapassar fronteiras trocarmos figurinhas e formarmos uma grande parceria, um abraço Marília, não a conheço mas já gosto de vc pela iniciativa, e mande um caloroso abraço a todos os membros desa trupe.Tenham um ótimo 2010.Sucesso !!

Marília Miyazawa disse...

obrigada de coração pela força, Uanderson e Rene!!!