Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Semana em Heliópolis - DIAS 26 E 27 DE JULHO 2010



Esta semana fizemos apresentações no CCCA Imperador e na CEI Girassol.
Apresentações bem diferenciadas devido a nossa platéia.

A apresentação realizada no CCCA foi para adolescentes, que interagiram e jogaram junto com os atores durante a apresentação.

Já na CEI a apresentação foi para crianças de 2 a 5 anos, com uma versão mais enxuta da peça e mais "leve".


Teatro Paulo Eiró

Neste último final de semana, nos dias 24 e 25 fomos totalmente surpreendidos pelas apresentações de "A Festa".
O elenco estava afiado com seus objetivos, energia mil e a história foi contada magnificamente. Assim sendo, houve uma interação incrível da platéia com a história e com os personagens. Todos no teatro estavam numa mesma sintonia, aquele dia tão especial da festa estava reverberando por todo o teatro. Era uma alegria e uma troca mútua a todo instante.
Este dia foi muito especial, porque minutos antes da peça começar tínhamos conversado da dificuldade de interação pelo tamanho do teatro e pela distância de ator e platéia (totalmente diferente das apresentações realizadas em Heliópolis) e neste dia fomos surpreendidos pela interação constante, pela vivacidade.


A FESTA - sáb e dom às 16h
Teatro Paulo Eiró
Av. Adolpho Pinheiro, 765
Sto. Amaro
Ingressos: R$10,00/R$5,00

VENHAM!!!


domingo, 25 de julho de 2010

Apresentações para as CEIs - DIAS 19 E 20 DE JULHO 2010


Apresentação do espetáculo "A Festa" nas creches de Heliópolis.
Segunda-feira - CEI Margarida
Terça-feira - CEI da Mina

Nestes dois dias nosso público tinha idade de 1 a 4 anos.

Na apresentação de terça-feira, as crianças eram tão pequenas e fofas que todo o foco durante a peça foi voltado para elas e assim a história acabou se perdendo.

O mais interessante de ver em alguns momentos da peça é que por menor que as crianças sejam e não entendam tudo o que é dito, a imagem da história e dos personagens fica muito viva para elas e elas acabam interagindo a partir do que o olhos vêem.





sexta-feira, 23 de julho de 2010

ESTRÉIA NO PAULO EIRÓ! DIA 17/07/2010
















Estreamos no Teatro Paulo Eiró no último final de semana.
Tivemos um público muito bom. Moradores de Santo Amaro compareceram em peso.

A temporada continua, até dia 22 de Agosto
Todo sábado e domingo às 16h.
Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Sto.Amaro

VENHAM NOS ASSISTIR!!!


domingo, 11 de julho de 2010

ESTREÍA ESPETÁCULO " A FESTA" NO TEATRO PAULO EIRÓ - 17 DE JULHO DE 2010

O ESPETÁCULO "A FESTA", QUE TAMBÉM FAZ PARTE DO PROJETO "TEATRO EM HELIÓPOLIS", ESTRÉIA DIA 17 DE JULHO DE 2010 NO TEATRO PAULO EIRÓ, PELA OCUPAÇÃO DOS TEATROS DISTRITAIS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. 

ESTÃO TODOS CONVIDADOS!


    segunda-feira, 5 de julho de 2010

    APRESENTAÇÃO DIA 28 DE JUNHO 2010 - CCCA IMPERADOR.

     MONTAGEM DO CENÁRIO AOS OLHOS DA PLATÉIA

     INTERAÇÃO ANTES DO INÍCIO DO ESPETÁCULO

    TEXTO DE MAIRUN SEVÁ, ATOR DO ESPETÁCULO

    "Quando chegamos ao CCCA Imperador as crianças já estavam sentadas e prontas para a apresentação, sendo assim viram toda a montagem do cenario e a preparação dos atores...
    Nos trocamos no banheiro e ali enquanto vestia minha roupa senti que algo de novo e fresco estava para acontecer pois já ouvia as crianças fazendo um "poquet show" com o nosso musico Fabio; elas pediam e ele tocava a música pedida e então as crianças cantavam com ele. 
    A peça começou e a atmosfera do lugar já havia sido transformada, as crianças estavam atentas e participativas, tudo corria como de costume: com muita energia e sintonia entre os atores e a platéia, até o momento do espetáculo em que cantamos e fazemos pequenas coreografias para agradar a princesa e então uma das crianças se levantou e adentrou o nosso linóleo quadriculado e começou a dançar junto com a personagem Gertrudes. Foi incrível, ele estava jogando com ela e com todos que assistiam a peça.

     A CRIANÇA ENTROU PARA DANÇAR JUNTO COM OS ATORES
    A infanta reclamou que os dois dançaram muito melhor do que ela e ele foi se sentar; mas as fronteiras entre palco e platéia, atores e crianças estavam quebradas e no restante da peca todos participaram ativamente da historia, entrando mais de uma vez no palco e na história.
    Cada vez mais me orgulho e sou surpreendido pelo trabalho que fazemos com essas crianças, sinto o quanto a fantasia é importante para quebrar a dura realidade e permitir o sonho acontecer"