Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PEQUENO PROTESTO

Nós, do Grupo Arte Simples, queremos protestar!!!

Estamos fazendo nosso trabalho em Heliópolis há sete meses. Nesse tempo, mais de 2.200 pessoas já assistiram ao espetáculo e quase 100 crianças são contempladas com as oficinas.

Fazemos nosso trabalho com imenso AMOR, amor à arte e amor à Heliópolis.

Tudo sem verba. Nenhuma verba. Nem para a construção do espetáculo, nem para alimentação, transporte, cachê dos atores e arte-educadores...

Não vamos deixar de fazer nosso trabalho nunca. mesmo que nunca consigamos verba.

Porém... é um TRABALHO.

Quantos Editais federais, estaduais, municipais já tivemos RECUSADOS!!! Perdemos a conta.

Quando é que o poder público vai valorizar o nosso trabalho? O grupo já tem uma história de três anos, sempre pautada na arte como agente de transformação social.

Vamos continuar mandando todos os editais, esperando sempre que um dia nosso trabalho seja reconhecido, ainda que considerados "um grupo muito jovem". Esperamos conseguir auxílio para nos transformarmos num "grupo experiente".

Se o tempo de existência de um grupo é o que importa, e não o trabalho solidificado que este grupo realiza, então que sejam criados editais para grupos novos, ao invés de termos que concorrer com grupos mais antigos, que são igualmente merecedores. ASSIM COMO NÓS MERECEMOS!!!!

As políticas públicas culturais precisam mudar! Ou alguns grupos podem morrer por falta de condições para... existir.

Esse protesto é em nome de todos os grupos que, como nós, lutam para sobreviver num País onde a cultura é totalmente desvalorizada pelo governo.

E VOLTAMOS À HELIÓPOLIS!!!!

VOLTAMOS, RETOMAMOS, REINICIAMOS, REENCONTRAMOS, CELEBRAMOS, BRINCAMOS...

São tantas as palavras, mas nenhuma que consiga expressar a exata alegria de retomarmos nossas atividades em Heliópolis.
Depois de longas férias, maiores do que o normal devido à gripe suína, enfim recomeçamos.

Hoje retomamos as oficinas. Foi emocionante rever nossas crianças, matar as saudades, brincar de fazer teatro, saber como elas passaram nesse tempo que ficamos longe.

Se todos pudessem dividir um pouco de seu conhecimento técnico com os lugares que precisam, lugares que precisam de tudo, na verdade... O Brasil seria muito diferente.

Temos a sensação de que fazemos um trabalho de formiguinha, levando grãozinho por grãozinho do que conhecemos à Heliópolis... Mas muitas formiguinhas fazem uma enorme diferença!

Educação é a base do ser humano!!

Como somos felizes em trabalharmos com teatro!!! Como somos felizes em podermos levar o teatro para essas crianças, trocar e aprender com eles... experiências de arte e de vida!

Sim!!! Falamos com a boca cheia “SOMOS ATRIZES, DIRETORAS, ARTE EDUCADORAS E ACREDITAMOS QUE O TEATRO PODE ACRESCENTAR MUITO NA VIDA E NA EDUCAÇÃO DESSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES”

Sem essa fé não há como continuarmos nosso trabalho...

Dia 15 de setembro retomamos nossas atividades com o Espetáculo. Já temos 4 apresentações agendadas, apara crianças de 05 a 14 anos de idade. Não vemos a hora!!!! Ainda mais que agora temos duas novas integrantes no elenco, que vieram para somar alegria, conhecimento e amor à arte e à Heliópolis...

logo mais voltamos com as novidades das apresentações.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

RECESSO ESTENDIDO

Nosso recesso foi estendido devido à gripe Suína... Nosso coração aperta, mas sabemos que o mais importante é a saúde de nossas crianças...

Dia 18 de agosto voltamos com as oficinas. No início de setembro retornamos com as apresentações do espetáculo...


Com muitas saudades da nossa platéia querida!