Diário de Bordo do Grupo Arte Simples de Teatro. Sobre a pesquisa e linguagem do grupo, relatos e informações sobre a Residência Artística que realiza na comunidade de Heliópolis desde Março de 2009.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

APRESENTAÇÃO PARA ALUNOS DAS OFICINAS DE TEATRO E CENTRO DA JUVENTUDE – 16 de junho de 2009


Nesta última terça feira, dia 16 de junho, fizemos uma apresentação para os nossos alunos das oficinas de teatro.
Desde que começamos nosso trabalho em Heliópolis, apresentamos a peça sempre no período da manhã. No período da tarde ministramos as oficinas de teatro nos CCCAS e Escola Campos Salles.
Sendo assim, todos alunos das escolas, CEUS e CCCAS que estudam no período da manhã estão tendo a oportunidade de assistir a peça, já os alunos do período da tarde dos cinco CCCAS e da Escola Campos Salles estão tendo a oportunidade das Oficinas de Teatro.


Temos a difícil realidade que é: "Quem tem peça não tem oficina e vice-versa”
Isso para nós é super frustrante, mas foi o meio que o Grupo conseguiu conciliar as duas coisas sem verba alguma. Conseguimos levar as duas coisas para Heliópolis dessa forma.

Nunca tocamos nesse assunto aqui no blog mas acho realmente o momento oportuno.

SIM!!! NÃO TEMOS VERBA ALGUMA!!!NADA!!!APRESENTAMOS A PEÇA ATÉ HOJE PARA MAIS DE 2200 PESSOAS.
ATENDEMOS COM AS OFICINAS UM TOTAL DE 126 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM 05 CCCAS E NA ESCOLA CAMPOS SALLES.

Por isso nos organizamos para apresentarmos a peça para os alunos das oficinas de teatro. Nossos queridos alunos estavam ávidos para assistirem uma peça de teatro, para verem seus professores em cena.


Tivemos que fazer uma espécie de "carreata", onde eu e uma das arte educadoras, Verônica, fomos buscar os alunos do CCCA IMPERADOR. Fomos com dois carros e fizemos duas viagens.
O CCCA IMPERADOR é muito distante de onde nos apresentamos. Foi muito divertido levar as crianças, uma emoção muito grande ver a alegria que elas estavam. Os outros CCCAS foram a pé, emocionante também ver os alunos em blocos andando pela rua, felizes, pois iam ao teatro.

A peça para mim foi fantástica!!!Meu termômetro é a interação da platéia, quando eles “pegam fogo” sei que estão vibrando. A grande chave da peça é a interatividade!!! Acho que o grande mérito do texto e dos atores é “jogar com a platéia”. As vezes a interação era tão grande que quem assiste deve achar que estamos loucos, mas para quem entra no jogo é uma loucura deliciosa.

Não estamos falando que é fácil, as vezes não é!!! Nossa intenção é jamais controlar a nossa platéia!!!
Queremos que eles vibrem com a peça!!!

As crianças adoraram ver seus professores em cena e na semana que vem cada professor vai conversar com a sua turma sobre a experiência.


Para nós foi uma grande experiência, apresentar a peça para platéia querida e conhecida, mostar para eles o que é o teatro na prática, poder dar um gostinho do que eles mesmos farão no final das oficinas de 2009.

TEXTO DE TATIANA REHDER, DIRETORA DO ESPETÁCULO







sábado, 13 de junho de 2009

APRESENTAÇÃO DE 09 DE JUNHO DE 2009 - CRECA (CENTRO DE REFERÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE)



Nesta última terça feira, dia 09 de junho, nos apresentamos para 25 crianças e adolescentes do CRECA.

O Centro de Referência da criança e Adolescente (CRECA) é uma instituição para as crianças e adolescentes em casos de abandono, situação de rua, vítimas de violência, de exploração do trabalho infantil e envolvidos em conflitos familiares. Atende 24 horas, providenciando encaminhamentos, de acordo com a situação diagnosticada em cada caso. O período de permanência no local é de até dois meses, podendo ser prorrogado.

Foi realmente emocionante ver a realidade daquelas pessoas, mas mais emocionate ainda foi poder colocar sorrisos naqueles rostos, poder de alguma forma mudar o dia deles, transformar a rotina dura, nem que seja por apenas algumas horas.

Fomos muito bem recebidos, fizemos uma das melhores apresentações da temporada, onde o palco, reduzido pela falta de espaço, estava extremamente perto da platéia, o que nos proporcionou contato e interação intensos.

Saímos de lá com um misto de alegria e tristeza, com a vontade latente de voltarmos mais vezes e podermos levar mais alegria, amor e arte.

Quanto carinho pudemos dar e receber! Que troca maravilhosa! O que nosso projeto nos proporciona é um bálsamo para nossas almas... a troca de energia é intensa, as emoções também.








quinta-feira, 11 de junho de 2009

PRIMEIRO CORTEJO E APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE - 07 DE JUNHO DE 2009



No dia 07 de junho, domingo, fizemos nossa primeira apresentação aberta à toda comunidade. Começamos o dia as 09:00 da manhã, onde nos reunimos (grupo Simples, alguns alunos das nossas oficinas, membros da comunidade) na frente da quadra da UNAS (local da apresentação) para nos prepararmos para o Cortejo de chamamento. Munidos de roupas coloridas, instrumentos musicais, bexigas, caixa de som, muita alegria e animação, saímos pelas ruas de Heliópolis para convidar a comunidade à assistir ao espetáculo. Foi muito emocionante e especial. A cada encontro com os moradores, um sorriso e um convite, tudo acompanhado por muita bagunça e barulho, pra chamar a atenção de todos na rua e em suas casas. Por onde passávamos recebíamos olhares de alegria e muitos sorrisos, famílias inteiras saíam de suas casas ou apareciam na janela para verem o que estava acontecendo. Para todos que participaram foi uma enorme emoção, voltar aos tempos antigos do teatro, onde o público era chamado através de um cortejo. Ser bem recebido, fazer bagunça, chamar o público ao teatro, foram experiências gratificantes que nunca sairão de nossa memória. Chegamos novamente à quadra da UNAS, onde começamos a montar o cenário, enquanto o público chegava. Tivemos mais de 100 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, além de convidados do grupo que vieram de outros bairros para assistir ao espetáculo. Nem precisamos dizer que fazer a peça foi uma delícia e que a troca de energia antes, durante e depois da peça foi intensa! Que maravilha levar alegria e arte para a comunidade!

"Vinde todos, moços e velhos
Vinde todos apreciar
Como isso é bom
Como isso é belo
Como isso é bom
é bom demais..."














terça-feira, 9 de junho de 2009

11ª CAMINHADA DA PAZ - 04 DE JUNHO DE 2009

No dia 04 de junho de 2009 o Grupo Simples de Teatro compareceu na 11ª Caminhada da Paz. A Caminhada é um movimento contra a violência que mobiliza toda a comunidade.


Histórico: Com uma população de aproximadamente 125 mil habitantes, a favela de Heliópolis, na zona Sul de São Paulo, tem uma integração entre escola e comunidade, que contribui para diminuir a violência e transformar Heliópolis em uma comunidade de paz. “Em 1999, uma das alunas da EMEF Presidente Campos Salles foi morta com cinco tiros logo depois de sair da escola. Descrita como alegre e sociável, Leonarda estava envolvida com o tráfico de drogas. Ao ver o corpo da aluna no IML, Braz Nogueira, diretor da escola se sentiu omisso. Com integrantes da escola e líderes comunitários como João Miranda, decidiram organizar uma caminhada pela paz na região. Entre as escolas da região, apenas duas decidiram participar, mas uma desistiu na véspera. Mesmo assim, cerca de 2.000 pessoas foram ao evento, que atravessou a favela e marcou a história —nascia a "Caminhada Pela Paz". As principais ruas de Heliópolis serão percorridas, contando com a participação de várias escolas da região, lideranças comunitárias, moradores, UNAS, que participam do Movimento Sol da Paz, protestando contra todas as formas de violência (doméstica, sexual, social, etc.), disseminando a cultura da paz. (texto retirado do site da UNAS)


Foi extremamente emocionante poder participar e testemunhar a luta de Heliópolis pela paz. A caminhada foi maravilhosa, extremamente alegre, pacífica e contou com a presença de diversos movimentos da comunidade e também com a presença de Gilberto Kassab e do secretário da Educação.

Para nós, do Grupo Simples, é um orgulho estar inserido nessa luta juntamente com a comunidade.


GRUPO SIMPLES NA CAMINHADA DA PAZ


OLHA QUANTA GENTE! E SÓ ESTAVA COMEÇANDO...


NOSSA DIRETORA FALANDO SOBRE NOSSO PROJETO, CONVIDADA PELO BRAZ, UM DOS IDEALIZADORES DA CAMINHADA E LÍDER COMUNITÁRIO

BRÁZ PUXANDO HINO DA PAZ COM AS CRIANÇAS (EMOCIONANTE)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

APRESENTAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO - 07 DE JUNHO



ATENÇÃO!!!!!!!

FAREMOS UMA APRESENTAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO DIA 07 DE JUNHO DE 2009, DOMINGO, ÀS 11:00.
ESTÃO TODOS CONVIDADOS! A PEÇA É PARA TODAS AS IDADES!

AS 09:00 ACONTECERÁ UM CORTEJO DE CHAMAMENTO PARA CONVIDAR A COMUNIDADE À ASSISTIR AO ESPETÁCULO. SERÁ MUITO ANIMADO, COM MÚSICA, CARRO DE SOM... QUEM QUISER ASSISTIR E PARTICIPAR DO CORTEJO, SERÁ MUITO BEM VINDO.
A APRESENTAÇÃO SERÁ NA QUADRA DA UNAS, LOCALIZADA À RUA DA MINA, EM HELIÓPOLIS.

COMO CHEGAR (ROTA BEM EXPLICADA, PASSO A PASSO)
- PEGAR A AVENIDA DOS BANDEIRANTES SENTIDO IMIGRANTES/ANCHIETA
- PASSAR PELO TÚNEL MARIA MALUF
- SIGA RETO (REFERÊNCIA QUE ESTARÁ CHEGANDO PERTO: MOTEL DELIRIUM À SUA DIREITA)
- SIGA RETO ATÉ UMA PASSARELA AMARELA, PASSE POR BAIXO
- LOGO EM SEGUIDA, ENTRAR A DIREITA NA SEGUNDA PLACA "SÃO CAETANO/SILVA BUENO" (UMA CURVA)
- PASSAR POR BAIXO DE UM TUNELZINHO
- SEGUIR A PLACA "DESVIO" E DEPOIS PLACAS "ESTRADA DAS LÁGRIMAS - DESVIO"
- ENTRAR A ESQUERDA NA RUA VISCONDE DE MAGÉ
- ENTRAR A DIREITA NA ESTRADA DAS LÁGRIMAS
- SIGA RETO NA ESTRADA DAS LÁGRIMAS, NA ALTURA DO Nº 2119 VIRE A ESQUERDA NA RUA DA MINA. (haverá uma placa escrito gleba K - E UM BAR CHAMADO PORCINAS)
- SIGA RETO ATÉ CHEGAR À QUADRA DA UNAS, QUE ESTARÁ À SUA DIREITA.

A FESTINHA - ADAPTAÇÃO DO ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS DE 2 E 3 ANOS - DIA 02 DE JUNHO DE 2009 NO CEU MENINOS


Ontem aconteceu a primeira apresentação do espetáculo "A Festinha", uma adaptação do nosso espetáculo "A Festa" para 125 crianças de 2 e 3 anos, no teatro do CEU MENINOS.


Sabíamos que a platéia seria composta por crianças pequenas, portanto fizemos essa adaptação cortando cenas, deixando as falas dos personagens mais simples e adicionando adereços lúdicos.


Nós sabíamos na teoria, pois quando as portas do teatro se abriram, levamos um susto: MINI-CRIANCINHAS de 2 e 3 anos, com olhinhos arregalados e um pouco assustadas. Elas quase não cabiam na poltrona do teatro de tão miúdas que eram!

Para nós foi uma experiência inesquecível. Tentar comunicar uma história para crianças não alfabetizadas, que pouco se comunicam através da fala. Fizemos uma boa "preparação", deixando as crianças em contato com os personagens um bom tempo antes do espetáculo começar, divertindo-as com bolhinhas de sabão e palhaçadas dos personagens mais engraçados.

Antes de começar, um choro assustado. Aí quem ficou assustado fomos nós, os atores, com medo de assustar as crianças ao invés de diverti-las...
Mas tivemos uma surpresa muito gratificante: os olhinhos ficaram vidrados no palco o tempo todo, houve até interação!!! Eu por exemplo, faço um personagem que odeia crianças e quando disse isso para eles durante a peça, ouvi um : "Sua feia!", além de outras interações surpreendentes.

Ficamos muito felizes de saber que "A Festinha" encheu os olhos dos pequenos e cada vez temos mais provas de que nossa peça consegue comunicar à todas as idades, umas mais e outras menos, mas sempre mantendo nosso objetivo que é o da interação e troca com a platéia.

A partir disso, temos pré-agendado a apresentação do espetáculo "A Festinha" em algumas creches de Heliópolis...


texto de Marília Miyazawa



OLHINHOS VIDRADOS NO COLORIDO DO PALCO

INTERAÇÃO ANTES DO ESPETÁCULO

PRINCESA DIVERTINDO COM BOLHINHAS DE SABÃO

FESTIVAL DA PAZ EM HELIÓPOLIS


No dia 27 de maio aconteceu em Heliópolis o "Festival da Paz", uma espécie de preparação para a Caminhada da Paz, evento que reune toda a comunidade.

O "Festival da Paz" contou com apresentações de dança, musicais, exposições e espetáculos teatrais. Foi aí que entrou o Grupo Simples de Teatro. As arte-educadoras Tatiana Rehder e Andréa Serrano orientaram a encenação de um espetáculo curto, feito por seus alunos da oficina de teatro da escola Campos Salles.

A apresentação foi muito especial, pois, a pedido dos alunos, retratava a morte da estudante Leonarda, 14 anos, por seu namorado, na frente da escola Campos Salles (em 1999), ato que culminou na criação da Caminhada da Paz, uma atitude contra a violência.

Os alunos estavam muito felizes de estarem no palco e emocionados por fazer a homenagem.


CONCENTRAÇÃO ANTES DO ESPETÁCULO

ALUNOS SE ARRUMANDO NO CAMARIM

TURMA REUNIDA - OFICINA DE TEATRO ESCOLA CAMPOS SALLES

OFICINA CCCA PARCEIRO - ARTE EDUCADORA: MARCELA ARCE

FOTOS DA OFICINA DO CCCA PARCEIRO



terça-feira, 2 de junho de 2009

OFICINA CCCA LAGOA - ARTE EDUCADORA: ISADORA PETRIN


"Tem sido realmente um prazer trabalhar com essas crianças. É muito bonito enxergar neles a disponibilidade e vontade de fazer teatro. Cada terça feira sou recebida com beijos, abraços e ebas: "Vai ter teatro hoje, tia?" E eu, com prazer, respondo que sim e vejo a carinha deles se iluminando...

Temos tido problemas também, é claro. As vezes é difícil... Mas a vontade de crescer e de se superar é muito grande e muito intensa.

Cada dia algum deles me surpreende com alguma palavra, algum gesto, algo que me faz cada vez mais acreditar nesse trabalho que estamos fazendo com essas crianças. Com nosso trabalho em Heliópolis.

Realmente é um privilégio poder estar aqui..."


Texto de Isadora Petrin